Prova de redação: os principais temas de atualidades

BRA_orthographic.svg

 

A dissertação é um formato de texto que permite que o aluno explore o tema proposto em dois ou três parágrafos argumentativos, e a nota alcançada com a redação é fundamental para um bom resultado no ENEM. Para desenvolver uma boa redação, o aluno deve estar bem informado para que o seu texto fuja do pensamento em massa.

 

Pensando nisso, a professora Andrea Provasi, do Cursinho da Poli, em São Paulo, listou os principais temas de atualidades que podem ser cobrados em 2014. Veja quais são eles:

 

O papel da mulher no século XXI    

Por se tratar de um tema social, o papel da mulher no século XXI é aposta de professores como tema da redação do Enem e de outros vestibulares há algum tempo.

 

Os “justiceiros”

Recentemente, observamos no país casos de pessoas que tomaram a justiça para suas próprias mãos. No dia 3 de maio, a dona de casa Fabiane Maria de Jesus foi linchada até a morte por moradores do Guarujá que acreditaram que ela sequestrava crianças. Episódios como esse que tiveram grande repercussão de mídia fazem dos “justiceiros” um possível tema pra a redação.

 

Redes sociais x Direitos Humanos

Outra discussão que poderia ser levantada na redação é a questão da privacidade e os limites que englobam as redes sociais com foco nos Direitos Humanos, sobre o Marco Civil da Internet, que aborda aspectos como a neutralidade da rede, o armazenamento de dado e o sigilo.

 

O Futebol

Com os eventos esportivos que acontecem no Brasil em 2014, o futebol torna-se um candidato forte para a redação do Enem.

 

Escassez de água

O Enem também apresenta uma forte preocupação com o meio ambiente. Em 2014, o país está sofrendo com problemas relacionados à escassez de água. Em São Paulo, especialistas se preocupam com o nível das reservas do Cantareira e dizem que no cenário mais otimista essa reserva se esgotará em outubro. É importante que os jovens estejam informados sobre o que pode ser feito para amenizar o problema, assim como conhecer as politicas públicas.

 

Campanhas de Vacinação

Recentemente, foram lançadas Campanhas de Vacinação para meninas de 13 anos contra o HPV. Essas vacinas geraram problemas envolvendo o preconceito que ainda existe sobre as campanhas de prevenção e a sexualidade em si. “Este é um tema interessante por ser de saúde pública e o Enem trabalha bastante as questões sobre a sexualidade. É importante refletir sobre as políticas públicas de prevenção às DSTs e encarar esse tema de uma forma ampla”, afirmou a professora.

 

Racismo

O racismo na sociedade brasileira é uma das grandes apostas para a redação do Enem 2014. “Eu acredito que o tema possa cair por vivermos em uma democracia racial que é uma grande falácia, e isso pode aparecer com alguma alusão ao sistema de cotas”, comentou a professora. Esta ainda acredita que o tema pode ser relacionado ao futebol e à formação de identidade devido aos acontecimentos recentes com o jogador Daniel Alves, que foi atingido por uma banana em uma partida.

 

O Brasil diante dos estrangeiros

O Brasil está recebendo um grande número de estrangeiros neste ano devido aos eventos esportivos. Diante disso, a professora também aposta em um tema relacionado à imagem dos brasileiros para esses viajantes. “Como brasileiro quis se mostrar e como ele se mostrou? Qual é a cara do Brasil? O Enem pode cobrar essa relação e o encontro de culturas que acontece em 2014”, concluiu a professora Andrea.

 

Fonte: Universia Brasil

Acessado em 18/06/2014

Compartilhar?

Comentários

Não existe nenhum comentário para esta aula até o momento!