Fuvest divulga leituras obrigatórias para o Vestibular 2014

Libri_books2

 

 A decisão, que já valeu na última edição do vestibular, facilita o estudos dos canditados a vagas na USP e na Unicamp, que antes precisavam ler livros específicos para cada prova. Confira os livros cobrados: 

Viagens na Minha Terra – Almeida Garrett. A obra do escritor português coloca questões de caráter político em uma narrativa romântica, o que aumenta o apelo popular. 

Til – José de Alencar. Um dos principais nome do romantismo brasileiro, José de Alencar coloca certo teor crítico na obra, apresenta problemas morais e sociais.

Memórias de um Sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida. O autor teve um carreira curta, morreu com apenas 31 anos. É lembrado pelo romance que foge das características tradicionais do romantismo. 

Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis. O narrador é também protagonista e conta sua própria história depois de morto. O livro é um dos mais importantes do realismo. 

O Cortiço – Aluísio Azevedo. Importante livro do naturalismo, O Cortiço apresenta o comportamento humano de forma realista, descrevendo as reações dos personagens como animalescas. Os aspectos sórdidos da vida humana são expostos. 

A Cidade e as Serras – Eça de Queirós. Na obra do autor português, a vida no campo e a vida na cidade são comparadas, apresentando as vantagens e desvantagens. 

Vidas Secas – Graciliano Ramos. O romance de Graciliano mostra a vida de uma família de retirantes que sofre com a seca e com a exploração. 

Capitães da Areia – Jorge Amado. Uma das obras mais importantes do autor, Capitães de Areia coloca em foco a questão dos menores de rua, vista da perspectiva social. 

Sentimento do Mundo – Carlos Drummond de Andrade. A obra reúne poemas do modernista Drummond, que utiliza linguagem coloquial e versos livres. O autor não deixa de lado sua terra natal, apesar de estar morando no Rio de Janeiro na época, “Confidência do itabirano” está no livro.

 

Fonte:

http://educacao.globo.com/artigo/fuvest-divulga-leituras-obrigatorias-para-o-vestibular-2014.html  - Acessado em 24/04/2014

Compartilhar?

Comentários

Não existe nenhum comentário para esta aula até o momento!