Dica cultural em dose dupla: O Menino Do Pijama Listrado

LIVRO + FILME

o menino do pijama listrado livro menino-do-pijama-listrado-poster01

Escrito pelo irlandês John Boyne, o livro tem como protagonista Bruno, um menino de apenas nove anos que vive em Berlim durante a Segunda Guerra Mundial. Ele mora em uma mansão com os pais, a irmã mais velha e funcionários domésticos.

vera farmiga david thewlis o menino do pijama listrado

O pai é um oficial do alto escalão da SS. Após receber a visita de Adolf Hitler e de Eva Braun, ele é promovido a comandante e, para a tristeza de Bruno, a família tem que se mudar para um lugar distante chamado por Bruno, que tem dificuldade em pronunciar algumas palavras, de “Out-With”, uma clara referência a Auschwitz.

Com saudades da vida que tinha em Berlim, sem ter o que fazer ou com quem brincar, Bruno vai explorar o local e acaba descobrindo um grupo de pessoas, todas vestidas com os mesmos pijamas listrados e com os cabelos raspados. Perguntado, o pai se limita a explicar que aquelas pessoas não são gente de verdade por serem judeus. A irmã também não sabe bem o que dizer a Bruno, pois ela mesma tornou-se uma nazista fervorosa, graças à influência de seu tutor.

Proibido de explorar os arredores da nova casa, ele decide se aventurar assim mesmo. Um dia, ele conhece um menino do outro lado da cerca que tem a mesma idade que ele e se chama Shmuel. A partir daí, quase todos os dias, os dois meninos se encontram no mesmo local e viram melhores amigos. A amizade espontânea que surge entre os meninos que habitam mundos tão distintos é o elemento mais importante desta obra.

Ao longo do livro, Bruno demonstra uma enorme inocência enquanto que Shmuel parece ter mais conhecimento sobre o que realmente se passa, uma vez que ele presenciou grande sofrimento em primeira mão.

bruno shmuel o menino do pijama listrado

O filme, dirigido por Mark Herman, procura reproduzir fielmente a história contada no livro. Apesar de, supomos, não ter sido tarefa fácil transferir 200 páginas para 94 minutos de película, o elenco, encabeçado por Asa Butterfield (Bruno), Vera Farmiga (Mãe) e David Thewlis (Pai), consegue transmitir toda a emoção e a dramaticidade desta fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a pureza de um inocente é colocada diante de uma tragédia chocante como foi o Holocausto e a Solução Final da Questão Judaica.

O final é surpreendente e "soluçante", deixem lenços de papel por perto só por garantia. O menino do pijama listrado vai despertar em vocês a vontade de buscar mais informação sobre o que de fato foi a Segunda Guerra Mundial e seus efeitos na sociedade até os dias de hoje, o que sempre é tema de exames nacionais.

Compartilhar?

Comentários

nilma maria da silva

amei a dica