Conheça as diversas engenharias existentes - II

Dando continuidade às diversas áreas da engenharia, seguem mais 10 profissões deste ramo e suas funções. Confiram!

Engenharia Civil: projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos, além de analisar características do solo, estudo da insolação e ventilação do local e a definição dos tipos de fundação.

Engenharia em Agrimensua: responsável pelo levantamento e medição de terrenos. O profissional prepara áreas para obras urbanas de infraestrutura hidráulica, sanitária, elétrica ou de transportes.

Engenharia de Aquicultura: refere-se ao conjunto de técnicas e conhecimentos usados para criação de organismos aquáticos em cativeiro. O profissional projeta, executa e supervisiona a criação de peixes, crustáceos, moluscos e plantas aquáticas.

Engenharia de Energia: planeja, analisa e desenvolve sistemas de geração, transporte, transmissão, distribuição e utilização de energia.

Engenharia de Materiais: diz respeito à pesquisa de materiais e novos usos industriais para os materiais já existentes. O profissional pesquisa e cria materiais, como resina, plástico, cerâmica e ligas metálicas.

Engenharia de Pesca: voltado para o cultivo, captura e industrialização de peixes e frutos do mar. O profissional estuda e aplica métodos e tecnologias para localizar, capturar, beneficiar e conservar peixes e crustáceos se frutos do mar.

Engenharia de Produção: gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O profissional é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores.

Engenharia de Telecomunicações: projeta, opera e faz a manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações. O profissional desenvolve e implementa redes de telecomunicações.

Engenharia Física: aplica os conhecimentos da Física na pesquisa e desenvolvimento de materiais e tecnologias. Esta é uma engenharia muito nova no Brasil, a primeira turma se formou em 2004.

Engenharia Hídrica: cuida da exploração, do uso e da gestão da água. O profissional planeja e orienta a utilização das águas de bacias hidrográficas, com o intuito de previr impactos negativos que possam sofrer em consequência de atividades industriais, agrícolas e urbanas.

Compartilhar?

Comentários

Não existe nenhum comentário para esta aula até o momento!