Festa Literária Internacional de Paraty

Esta notícia é para a galera que gosta de literatura. Nesta quarta-feira (04/07), teve início a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que reúne escritores renomados do cenário nacional e de outro países. O local é estratégico, pois a cidade fica entre duas importantes capitais do Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro.

A primeira noite do evento foi marcada por uma sessão dupla, que marcou o início da vasta programação que vai até domingo (08/07). Este ano, o grande destaque fica para a comemoração dos dez anos do evento, e o escritor Luis Fernando Veríssimo discursou sobre o valor da literatura e, em seguida o escrito e crítico Silvano Santiago e o poeta e filósofo Antonio Cícero fizeram uma conferência sobre o autor homenageado deste ano, Carlos Drummond de Andrade, que completaria 110 anos em outubro.

Drummond foi escolhido por ter grande importância para a leitura nacional e, principalmente, por sua contribuição para o tombamento da cidade do litoral sul fluminense como Patrimônio Histórico Nacional. O escritor tinha a capacidade de atravessar fronteiras, tinha a habilidade de falar com público especializado sem perder a conexão com o público geral.

Em relação à esta primeira década que o festival completa, é possível afirmar que a cada ano a Flip se renova sem perder a identidade.

Os artistas internacionais que participam este ano são Jennifer Egan, que ganhou o Prêmio Pulitzer de 2011 pela obra A Visita Cruel do Tempo; Jonathan Franzen, vencendor do National Book Award com aAs Correções; Ian McEwan, autor do livro Reparação que se transformou no filme Desejo e Reparação; além do dramaturgo, contista e roteirista Hanif Kureishi, autor do livro Intimidade.

Durante a Festa Literária Internacional de Paraty, serão lançados dois livros, editados pela inglesa Liz Calder, criadora do evento, e um DVD. Um deles será o livro Dez (Ten), um composto de contos e ensaios de cinco escritores brasileiros; o outro será Paraty é uma Festa: 10 anos de Flip, escrito por jornalistas associados à história do evento. O vídeo, por sua vez, terá trechos de mesas-redondas, que acontecem desde 2003.

Confira toda programação aqui.

Assista todas as palestras . Clique aqui

 

 

Compartilhar?

Comentários

Não existe nenhum comentário para esta aula até o momento!