A 20 Edição do Anima Mundi

Essa vai para o pessoal que gosta de animação. Desde o dia 13 de julho, está rolando o Anima Mundi, um festival internacional de animação, que é realizado aqui no Brasil. Até o dia 22 de julho, o evento acontece no Rio de Janeiro. Do dia 25 ao dia 29 de julho, terá sede em São Paulo.

O objetivo do festival é informar, formar, educar e entreter utilizando infinitas possibilidades da linguagem de animação. Neste ano de 2012, o Anima Mundi comemora seu 20º aniversário e, quem ganha, são os participantes. Além do cronograma anual, no Rio de Janeiro e em São Paulo, será possível participar de uma série de atividades que serão realizadas por meio do website.

Entre os convidados deste ano para o Papo Animado, podemos destacar Sarah Cox, que é fundadora e diretora de criação da Arthur Cox, que produz filmes e animações baseada em Bristol, Ingletarra; Marcelo Marão, também é um dos convidados, ele é brasileiro e um dos diretores de animação mais atuantes em nosso país. Ele é participante do evento desde sua primeira edição, é um dos fundadores da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) e professor do curso de pós-graduação em animação da PUC-Rio; Outra participante que merece destaque é Shirley Horrocks, que vai falar sobre o neozelandês Len Lye, que entrou para a história das artes como um virtuoso da técnica de animação, feita diretamente na película, dispensando o uso das câmeras, o que permite o animador a trabalhar em contato direto com a mídia final do cinema. O diretor faleceu em 1980, com 79 anos, e é até hoje fonte de inspiração para inúmeros aficionados na criação da ilusão do movimento; Rodrigo Teixeira também irá participar do papo animado. Ele é gaúcho, de Bagé, mas vive em Los Angeles desde 2001, e é um dos profissionais de efeitos visuais mais requisitados de Hollywood. Sua arte pode ser encontrada em filmes como Alice no País das Maravilhas, Sim City, 2012 e O Dia Depois de Amanhã. No filme A invenção de Hugo Cabret, Rodrigo foi supervisor de efeitos visuais, o que lhe garantiu um Oscar nesta categoria.

Além destas, o festival oferece outras diversas atrações, que podem ser conferidas no site do evento. Quem tiver a oportunidade de participar, não pode perder!

Compartilhar?

Comentários

Não existe nenhum comentário para esta aula até o momento!