Temas atuais também caem no vestibular

Publicado em 08/05/2012

Além do conteúdo do manual do candidato, para se dar bem no vestibular e no Enem, é preciso estar atento aos temas da atualidade. Ler sites, revistas e jornais deve ser uma prática obrigatória. Os alunos precisam saber interpretar os fatos e relacionar as novidades com o conteúdo aprendido na escola. Não há necessidade de decorar nomes e datas, mas estar por dentro do tema é uma excelente dica.

As provas não são específicas sobre atualidade, nem no Enem, nem nos vestibulares, entretanto, as disciplinas de história e geografia utilizam os fatos recentes para abordar o que os candidatos aprenderam ao longo da vida estudantil. Esta atualização ajuda no desenvolvimento de outra competência exigida no vestibular: a fluência na leitura. Os enunciados longos e cheios de informações precisam ser bem interpretados. É preciso estar atento para não se confundir.

Estar por dentro dos temas jornalísticos, ajuda os vestibulandos a enriquecerem a argumentação, que é valorizada na segunda fase dos vestibulares e na redação. Para manter-se informado e preparado para as provas, é preciso filtrar os assuntos mais importantes, identificar os tópicos de relevância e se aprofundar neles. Muitos alunos estão preocupados em decorar os conteúdos, o que os impede de absorver aquilo que realmente importa. A leitura deve se tornar um hábito, ler o jornal todos os dias é indispensável.

E você? Já sabe qual curso quer fazer? Entre no nosso facebook e participe da enquete!