Se liga no ENEM! Fiquem atentos nas mudanças deste ano

Publicado em 10/05/2013

Galera, no último dia oito saiu o edital com a data para as inscrições do ENEM, que começam no próximo dia 13/05. Além disso, foram apresentadas novas regras para a realização do exame em 2013. É muito importante que vocês saibam elas, para que na hora da prova, não aconteçam imprevistos que possam impedi-los de realizá-la. Fiquem ligados nas novidades abaixo.

 

O principal quesito neste ano, é em relação ao aumento do rigor da correção das redações. Os textos que tiveram mais de 100 pontos de discrepância entre a correção dos dois avaliadores, serão encaminhados para um terceiro. Até 2012, era necessário 200 pontos de discrepância.

 

As redações que apresentarem trechos que não tenham ligação com o texto, automaticamente serão zerados. Anteriormente, as provas com esse perfil perdiam pontos apenas.

 Enem

Neste ano, será exigido mais em relação à ortografia, afinal, precisamos dominar a nossa própria língua. Para isso, as correções serão mais rigorosas neste quesito. Se liguem: esse ano serão aceitos apenas erros excepcionais e sem reincidência.

 

Essa novidade é decorrente dos absurdos que vimos no ano passado. Algumas redações receberam nota máxima com erros básicos de português, como “trousser” e “enchergar”. Fora isso, alguns participantes resolveram debochar da avaliação e, mesmo assim receberam uma nota razoável. Os exemplos mais comentados foram a receita de miojo, que ficou com 560 pontos e a redação que apresentou o hino do Palmeiras, que obteve 500 pontos.

 800px-Protesto_ENEM_Paulista_2010

Lembrem-se galera, esse é um exame importante que tem o objetivo de mensurar a qualidade do Ensino Médio do nosso país e a função de selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdade e universidades federais, podendo ser usado como critério único de seleção ou como parte da note final da primeira fase de algumas instituições e ainda como quesito para preencher vagas remanescentes. Ou seja, o ENEM não é brincadeira, deve ser levado à sério!