TED

Essa é para a galera que se liga em tecnologia e para aqueles que gostam, mas não entendem tanto assim. Você já ouviu falar no TED? Calma, nós explicamos! TED é a abreviação de Technology, Entertainment, Design ou Tecnologia, Entretenimento e Design. Trata-se de uma fundação privada, sem fins lucrativos dos Estados Unidos.

A ONG é conhecida por suas conferências na Europa, Ásia e Estados Unidos, com objetivo de espalhar suas ideias. As apresentações, por sua vez, são limitadas a dezoito minutos e os vídeos são divulgados com frequência na internet.

Fundada em 1984, a TED realizou sua primeira conferência somente em 1990, com ênfase em tecnologia e design, porém, os temas abordados ganharam popularidade e se tornaram mais amplos, abrangendo todos os aspectos de ciência e cultura. Os palestrantes que participaram, são famosos: Bill Clinton, Al Gore, Gordon Brown, Richard Dakins, Bill Gates, os fundadores da Google e Billy Graham.

Em 2009, a TED criou o programa chamado TEDx, que promove eventos locais e são organizados de forma independente, para reunir pessoas e dividir experiências aos estilo TED. Com isso, a ONG conseguiu um grande alcance e aumentou a disseminação de boas ideias e, em 2010, as primeiras conferências foram realizadas em outros países.

Aqui no Brasil não foi diferente, a experiência TEDx chegou e foi realizada em São Paulo no ano de 2009 com o tema “O que o Brasil tem a oferecer ao mundo hoje?”. No ano seguinte, o segundo evento aconteceu no Rio de Janeiro com o tema “Colaborando para transformar” e, em dezembro de 2010 aconteceu a TEDx Porto Alegre.

Em 2011 a TEDx ganhou espaço em Salvador, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultural. Dias antes foi realizada a TEDxFIAP – Empreendedores do Futuro, em São Paulo. No mesmo ano, Brasília também foi sede do evento e recebeu a TEDx AsaSul.

Neste ano, no dia 10 de junho, a TEDx foi em Fortaleza com o tema “Mentes Compartilhando Ideias” e teve a participação de Maria da Penha. 

Compartilhar?

Comentários

Não existe nenhum comentário para esta aula até o momento!