Rio+20 - Sexto Dia

No sexto dia da Rio+20, a presidente Dilma Rousseff afirmou que a reunião de cúpula terá a presença de 94 chefes de Estado e do governo. O Segmento de Alto Nível terá abertura oficial na quarta-feira (20/06). O objetivo é buscar um modelo que contemple o crescimento econômico com inclusão social e proteção ao meio ambiente, ou seja, espera-se alcançar o desenvolvimento sustentável.

Em relação ao documento final, apresentado pelos negociadores brasileiros, prevê que as discussões se estendam até 2014 para concluir os meios de implementação para ajudar os países mais pobres. De acordo com o texto será considerada a mobilização de recursos privados e não apenas os orçamentos de governos, que abandona a proposta de criação imediata de um fundo de US$ 30 bilhões anuais, defendida pelo grupo de países em desenvolvimento.

A presidente do Brasil, por sua vez, aposta na estabilidade dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável a partir de 2015, sendo este o principal resultado da conferência.

No sexto dia, o diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da ONU, Nikhil Seth, afirmou que a falta de acordo entre os países nas negociações da Conferência representa um fracasso do sistema internacional, pois os compromissos apresentados pelo Brasil não agradaram os países, o que reflete nos Diálogos sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece em paralelo aos debates diplomáticos.

O negociador-chefe da delegação do Brasil na Rio+20, André Corrêa do Lago, ressaltou que ainda há entraves entre oito e dez pontos do texto final que precisam ser negociados e decididos antes que os chefes de Estados cheguem, na próxima quarta-feira.

O embaixador também afirmou que o governo brasileiro está sendo incisivo durante as negociações para que ela seja encerrada. Mas, por outro lado, ainda existe a possibilidade das conversas se estenderem até terça-feira.

 

Posts Rio+20:

Primeiro dia
Segundo dia
Terceiro dia
Quarto e quinto dia
Sexto dia
Sétimo dia
Oitavo dia
Nono e penúltimo dia
Décimo e último dia

Compartilhar?

Comentários

Não existe nenhum comentário para esta aula até o momento!