Rio +20 - Sétimo Dia

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável está chegando ao fim, mas ainda existem diversas ações importantes acontecendo. No sétimo dia da Rio+20, foi debatido sobre o desenvolvimento sustentável que depende das ações praticadas nas cidades, sendo as metrópoles protagonistas de todas as discussões.

As 59 cidades mais importantes do mundo, incluindo Curitiba, assinaram um pacto para redução das emissões de gases do efeito estufa, até 2030. Entretanto, o documento não estabelece metas e ações claras a serem tomadas, o que gerou críticas por parte de ambientalistas.

O C-40, como é conhecido o grupo de prefeitos, afirmou que se pretende evitar 45% das emissões previstas até 2030, o que equivale à poluição estimada no Brasil e no México. Foram listadas mais de quatro mil ações possíveis, que necessitam de financiamento, que já foi acenado pelo Banco Mundial.

A diretora das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres, Helena Molin Valdés, explicou que as ações locais são importantes, porém, os governos municipais não são suficientes para a redução drástica dos impactos das mudanças climáticas, ou seja, os compromissos assumidos entre as nações levam às ações globais.

As metrópoles, que concentram 18% das gerações de riquezas no mundo e abrigam 600 milhões de habitantes, são as responsáveis por boa parte do consumo e de emissões dos gases de efeito estufa, e se comprometeram a aproveitar os bons projetos desenvolvidos.

O gás metano, provocado pelo trânsito das grandes cidades, também se encontra nos grandes lixões, ou seja, o acúmulo de lixo produz este gás, que é um dos mais agressivos e, de acordo com os representantes, pretende-se reduzir o problema.

Por outro lado, as grandes cidades não são responsáveis apenas à redução da quantidade de gases poluentes. O desenvolvimento sustentável vai além, e inclui construção de casas de forma racional, consumir e destinar o lixo de forma consciente, entre outras. Estas são as atitudes prioritárias destes centros urbanos.

 

Posts Rio+20:

Primeiro dia
Segundo dia
Terceiro dia
Quarto e quinto dia
Sexto dia
Sétimo dia
Oitavo dia
Nono e penúltimo dia
Décimo e último dia

Compartilhar?

Comentários

Não existe nenhum comentário para esta aula até o momento!