Rio +20 - Penúltimo dia

O penúltimo dia da Rio+20 foi marcado por alguns acontecimentos que envolvem discussões exaltadas e a presença de gente famosa.  A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixara, teve um pequeno bate boca com ambientalistas, defendendo as políticas ambientais do governo e colocou a culpa no antecessor, Carlos Minc, em relação ao licenciamento da polêmica usina de Belo Monte.

Durante um evento paralelo do Ministério do Meio Ambiente aconteceu o episódio, onde foi anunciando mais investimento para um programa de áreas protegidas na Amazônia e foi motivo de protesto com cartazes criticando a presidente Dilma Rousseff sobre o Código Florestal. Enquanto a ministra discursava, foi interrompida por integrantes do Xingu Vivo e da campanha Floresta Faz a Diferença para atacar os retrocessos ambientais pelos quais estamos passado.

A presidente Dilma também foi alvo de críticas da ex-primeira ministra da Noruega Gro Harlem Brundtlan e pelo movimento feminista, pois, de acordo com elas o documento submetido à Rio+20 omite-se em relação à questão dos diretos reprodutivo.

Outro momento marcante do nono dia foi a presença do ator norte-americano Edward Norton, embaixador das Nações Unidas para a biodiversidade e chamou a atenção das pessoas para a importância da preservação da biodiversidade. Ele participou de um evento da Convenção da Diversidade Biológica e manifestou sua preocupação. De acordo com ele, as pessoas não veem as espécies desaparecendo na frente delas, por isso é preciso mostrar como a biodiversidade se relaciona com a vida dos seres humanos. O ator ainda ressaltou que é preciso haver valor nos recursos naturais, pois não se protege aquilo que não se vê valor.

Também aconteceram diversas discussões em mesas-redondas, com 100 chefes de Estado, acerca do documento final a ser anunciando no último dia da Conferência.

No décimo dia da Rio+20 os chefes de Estados vão retomar os debates sobre as cobranças da presidente Dilma para que os países desenvolvidos cooperem com o desenvolvimento sustentável e para que apoiem os investimentos. 

 

Posts Rio+20:

Primeiro dia
Segundo dia
Terceiro dia
Quarto e quinto dia
Sexto dia
Sétimo dia
Oitavo dia
Nono e penúltimo dia
Décimo e último dia

Compartilhar?

Comentários

Não existe nenhum comentário para esta aula até o momento!