Rio +20 - Oitavo Dia

A presidente Dilma Rousseff abriu, oficialmente, a Rio+20 nesta quarta-feira. Em seu discurso ela reforçou que os representantes das nações estão reunidos para dar passos importantes, mostrar coragem e, principalmente, para assumir responsabilidades. Neste oitavo dia de Conferência, a presidente cobrou medidas firmes dos países para o desenvolvimento sustentável. As conquistas feitas pelo Brasil servem para exigir um comprometimento maior dos riscos, mesmo levando em consideração a crise econômica.

Dilma ainda reforçou que o custo do descaso será maior que o das medidas necessárias, mesmo que elas provoquem resistência e se revelem politicamente trabalhosas. É preciso renovar as ideias e os processos para que possamos enfrentar as dificuldades que vivemos hoje. Por esta razão, a presidente fez um apelo para que os chefes de Estado não deixem que as agendas locais comprometam as discussões da Conferência.

Outro ponto destacado se refere à redução dos padrões mundiais de consumo e critica os países desenvolvidos pela transferência das indústrias poluentes do Norte para o Sul, colocando as economias desenvolvidas no rumo de uma produção mais limpa, deixando a dificuldade maior para os países em desenvolvimento. A grande crítica feita no discurso da presidente do Brasil, diz respeito aos compromissos de redução do Protocolo de Kyoto, que não foram atingidos e o que foi acordado durante a Eco-92 tem sido recusado na prática.

Como forma de solução para os principais problemas, o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, durante seu discurso, enfatizou que não se pode limitar o ritmo de crescimento dos países e, existem vários modelos de economia verde que podem e devem ser aplicados de acordo com as características de cada país. Ele também acredita que o conceito de responsabilidades comuns, porém diferenciais, que foram estabelecidos na Eco-92, determina que os ricos devem contribuir mais para o desenvolvimento sustentável.

 

Posts Rio+20:

Primeiro dia
Segundo dia
Terceiro dia
Quarto e quinto dia
Sexto dia
Sétimo dia
Oitavo dia
Nono e penúltimo dia
Décimo e último dia

Compartilhar?

Comentários

Não existe nenhum comentário para esta aula até o momento!