Os réus do Mensalão

Foram condenados à prisão, os réus do processo do escândalo do Mensalão após cinco anos da denúncia. Dos 38 acusados, 25 foram condenados por crimes como formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva.

O que ficou conhecido como Mensalão, foi um escândalo deflagrado por denúncias de desvio de dinheiro em 2005.

O julgamento teve início em agosto, terminou em novembro de 2012 e foi o mais longo da história do STF. O Supremo Tribunal Federal é a Corte Suprema da Justiça Brasileira e tem como maior missão zelar pelo cumprimento da Constituição Federal. Para ter uma ideia da amplitude dos poderes desse tribunal, recentemente ele autorizou o uso de células-tronco de embriões humanos em pesquisas de laboratório, além da interrupção da gravidez em casos de fetos sem cérebro.

Entre os condenados estão o ex-Ministro-Chefe da Casa Civil e ex-presidente do PT, José Dirceu; o ex-presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha; outro ex-presidente do PT, José Genoíno, além de Kátia Rabello e Vinícius Samarane, dona e vice-presidente do Banco Rural. A maior pena foi reservada a Marcos Valério, sócio de agências de publicidade e peça central do esquema ilegal. 

Esse evento histórico deverá gerar várias consequências, intensificando o debate que já ronda a sociedade da necessidade de reforçar a fiscalização e as regras do funcionamento dos partidos políticos no Brasil. Uma das propostas é a de que sejam proibidas as doações de empresas para as campanhas políticas.

 

Compartilhar?

Comentários

Não existe nenhum comentário para esta aula até o momento!