Olimpíadas e Copa do Mundo no Brasil

Todo mundo sabe que o Brasil irá receber, em 2014 e em 2016, respectivamente, Copa do Mundo e as Olimpíadas, não é mesmo? Mas, o que muitos não sabem é que estes dois eventos podem ser cobrados no vestibular ou ENEM.

Sendo assim, é importante que vocês fiquem ligados nos assuntos que envolvem estes dois temas, pois, além de serem marcantes no esporte, para que eles aconteçam, muitas coisas precisam ser feitas, ou seja, envolve política, envolve questões financeiras do nosso país e, principalmente, poderá exigir a opinião dos alunos, portanto, vamos entender melhor os pontos bons e ruins de receber os dois eventos.

678px-Olympic-flag-Victoria

Primeiramente, precisamos lembrar que os investimentos para as Olimpíadas estão estimados em, aproximadamente, R$25,9 bilhões e essa quantia poderia ser destinada para suprir necessidades básicas de nosso país, como é o caso da saúde, educação e segurança.

Outro ponto diz respeito à infraestrutura. Transporte público e rodovias são um grande problema no Brasil, ou seja, não estamos preparados para receber uma quantidade de turistas que, certamente, irão precisar destes serviços. Os aeroportos e as redes de hotéis também são questões a serem discutidas.

A principal questão, no entanto, refere-se à segurança. Iremos receber muitos turistas e a grande preocupação é saber se estas pessoas poderão caminhar tranquilamente pelas cidades, sem serem assaltadas, sequestradas ou sofrerem qualquer tipo de violência.

800px-Opening_ceremony_of_the_1984_Olympics (1)

Por outro lado, estes dois eventos são responsáveis pela geração de diversos empregos temporários, o que, inicialmente é algo muito positivo, porém, o que acontecerá com estes trabalhadores quando as obras e os eventos terminarem? Eles terão condições de conseguir novos empregos e ter bons salários? É um tema preocupante e polêmico.

A receita de nosso país, no entanto, será ampliada com a vinda dos eventos, o que é bom para o comércio e para a população, como um todo. Entretanto, o ponto mais importante e positivo diz respeito à cultura. Isso porque, com a vinda de muitos estrangeiros, faz-se necessário a busca de cursos de língua, para que funcionários de hotéis, lojas, motoristas de táxi, ônibus, entre outros, possam se comunicar com os turistas.

Joseph_Blatter_-_World_Cup_2014

E, com tudo isso, o nome do nosso país será divulgado diversas vezes. O que precisamos saber, de verdade, é se as consequências serão boas ou ruins. Mas, enquanto isso, o ideal é que os vestibulandos e os alunos que irão fazer ENEM, tomem uma posição sobre o assunto, para que, no caso de ser cobrado em prova, vocês tenham uma opinião formada, para que possam escrever a redação de forma clara, objetiva e com posicionamento.

Compartilhar?

Comentários

Não existe nenhum comentário para esta aula até o momento!