Olimpíadas 2012

Hoje, 27 de julho, iniciam-se os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. Você conhece a origem desta competição? Na antiguidade, as Olimpíadas eram realizadas apenas para os homens, e as modalidades apresentadas eram atletismo e esportes de combate. As mulheres não tinham o direito nem mesmo de assistir aos jogos. Entretanto, algumas delas podiam competir nos eventos equestres para substituir os donos dos cavalos e das carruagens. A primeira mulher a vencer uma competição, de que se tem registro, foi a princesa espartana.

O motivo da exclusão das mulheres? Provavelmente diz respeito ao fato dos atletas e lutadores apresentarem-se completamente nus. Isso porque a antiga palavra grega para “exercitar-se”, literalmente, significava “ser inflexível pelado”. Os jogos tinham como objetivo homenagear Zeus. Os únicos competidores que usavam roupas eram os cavaleiros e condutores de carruagens, porém, estes eram vistos como empregados e não como donos dos cavalos, que ficavam com os louros quando saiam vitoriosos.

Atualmente, o que podemos ver na modalidade de corrida, que restou dos Jogos Antigos, são as provas dos 200 metros rasos, 400 metros e a prova de cinco mil metros. Na cidade de Olímpia, ainda é possível ver a pista de corrida do século IV a.C. Em relação às lutas, as modalidades sobreviventes são a luta romana e o boxe, porém, com algumas modificações.

Diferente do que temos hoje, antigamente os jogos eram disputados no mesmo lugar, que era de difícil acesso a pé, e localizava-se no noroeste do Peloponeso. Os participantes vinham de todas as partes do mundo grego, que na época envolvia as regiões que vão da Espanha até a Geórgia.

Durante anos, o evento recebia apenas atletas gregos ou pan-helênicos. Os bárbaros não tinham autorização para participar. Quando Roma conquistou a Grécia, portanto no século II a.C., estes rejeitaram o titulo de bárbaros e exigiram o status de grego para que todos pudessem competir.

Desde então, os Jogos continuaram a acontecer a cada quatro anos, ate 393 d.C., quando o imperador Teodósio I baniu a competição, alegando que esta era politeísta e pagã.

Na era moderna, em 1896, os Jogos Olímpicos foram retomados em Atenas, graças a iniciativa do francês Pierre de Fredy, ou Barão de Coubertin. Nesta edição, 285 atletas de 13 países participaram, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginastica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os ganhadores das provas receberam, como recompensa, medalhas de ouro e ramo de oliveira.

Por outro lado, as Olimpíadas também foram usadas para manifestações politicas, fugindo do objetivo principal de promover a paz e a amizade entre os povos. Em 1936, os Jogos foram realizados em Berlim e o chanceler Adolf Hitler, movido por seus ideais de superioridade da raça ariana, não participou da premiação do atleta norte-americano Jesse Owens, que conquistou quatro medalhas, por este ser negro.

Em 1972, Munique foi sede dos jogos e um atentado do grupo terrorista palestino Setembro Negro matou 11 atletas israelenses. A partir de então, todos os Jogos ganharam segurança maior para os atletas participantes. 

Compartilhar?

Comentários

Não existe nenhum comentário para esta aula até o momento!