Dia Mundial do Meio Ambiente

 Poluição, desmatamento, uso incontrolado de recursos naturais, abusos contra animais.Todas estas ações prejudicam o meio ambiente, o que não é novidade, certo? Entretanto, para conscientizar a população e tentar retardar os efeitos nocivos sob a natureza, em 1972, após um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), para tratar de assuntos ambientais, conhecido como Conferência das Nações Unidas, foi decretado que o dia cinco de junho seria comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

 Participaram da reunião 113 países, além de 250 organizações não governamentais, para debater sobre a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente, e os riscos para sobrevivermos. Sendo assim, a diversidade biológica deve ser preservada acima de qualquer possibilidade.

 Dentre os diversos documentos criados na conferência, um dos planos traçados diz respeito às ações da humanidade e dos governantes diante do problema. Por esta razão, a data é importante e está relacionada às discussões sobre poluição do ar, solo e água, desmatamento, diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, entre outros.

 Dois anos mais tarde, portanto, em 1974, o Brasil iniciou um trabalho com o intuito de preservar o meio ambiente, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar informações para a população, diante das responsabilidades de cada um perante à natureza.

 Entretanto, a vida moderna continua a trazer prejuízos ainda maiores. A grande quantidade de lixo que é descartada todos os dias, como sacos, copos, garrafas plásticas, latas, vidros, papéis e papelões continuam causando a destruição da natureza e a morte de diversas espécies animais.

 Apesar de existir, o reaproveitamento do lixo ainda é muito franco e, o mais grave, em diversos locais, não existe a coleta seletiva, aumentando assim a poluição, isso porque diversos tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias, são jogados na natureza, que absorve o mesmo e contamina os lençóis subterrâneos de água.

 É preciso estar ciente dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como das políticas que revertem esta situação. Todos nós, do mais novo ao mais velho, do mais rico ao mais pobre, do mais estudado ao mais humilde, temos nosso papel na sociedade e não devemos jogar lixo nas ruas, precisamos usar menos produtos descartáveis, etc. Se fizermos nossa parte, o mundo poderá se tornar um lugar onde as gerações futuras viverão sem riscos.

 E você, faz a sua parte? Conte-nos quais pequenas atitudes de seu dia a dia que contribuem para que o mundo seja um lugar melhor!

Compartilhar?

Comentários

Não existe nenhum comentário para esta aula até o momento!