Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

Quando falamos do dia doze de junho,você logo se lembra do Dia dos Namorados, não é mesmo? Mas, mais importante do que isso, neste dia também é comemorado o Dia Mundial contra o TrabalhoInfantil. Um problema que ainda assola muitos países. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), estima-se que 215 milhões de crianças trabalhem em todo o mundo, e cinco milhões delas estão presas emtrabalhos forçados, inclusive sofrendo com condições de exploração comercial para fins sexuais e servidão por dívidas.

 Para celebrar esta data, o tema “Direitos Humanos e Justiça Social: Vamos Acabar com o Trabalho Infantil”, será utilizado em eventos em mais de 50 países, envolvendo governos, empregadores,trabalhadores, as Nações Unidas, ONGs e a sociedade civil como um todo. Serão realizados debates, eventos midiáticos, campanhas e manifestações culturais.

 Apesar do número preocupante, a OIT afirma que os progressos dos últimos anos para combater o trabalho infantil, as novas legislações contra a prostituição/pornografia infantil, a assistência mútua entre os Estados-Membros, ao que se refere, principalmente, ao tráfico de pessoas, são consideráveis.

 Espera-se que as Convenções da OIT ratifiquem de forma universal o trabalho infantil até 2015. Ou seja, lugar de criança é na escola,brincando, tendo condições adequadas de saúde, sem nenhum tipo de trabalho,abuso ou agressão. Vamos ajudar a colocar todas as crianças na escola!

Compartilhar?

Comentários

Não existe nenhum comentário para esta aula até o momento!