Aquecimento Global

images

 

Os cientistas convictos de que está ocorrendo um contínuo aquecimento global elevaram de 90% para 95% sua margem de certeza de que isso é resultado da ação humana e afirmam que esses extremos são parte do processo de mudanças climáticas em curso e que eles podem se tornar cada vez mais frequentes e intensos. 

Essas ações são principalmente as que resultam na emissão, e no acúmulo na atmosfera, de gases como dióxido de carbono, produzindo pela queima de combustíveis fósseis (especialmente carvão mineral e derivados de petróleo, como óleo cru, diesel e gasolina);  metano (gás natural) gerado plea decomposição de lixo, digestão do gado, plantações alagadas (principalmente de arroz). 

O que é o aquecimento global? 

É o aumento do efeito estufa, fenômeno natural que mantém a Terra aquecida ao provocar mudanças climáticas, pois eleva a temperatura dos oceanos, modifica o regime de chuvas e ventos, o que pode levar a extremos de calor e de frio. 

Quem pesquisa a respeito? 

IPCC é a sigla do Painel intergovernamental Sobra a Mudança do Clima, órgão das Nações Unidas que reúne estudos de cientistas e formuladores de políticas públicas dos participantes da Convenção Sobre a Mudança do Clima e seu Protocolo de Kyoto, que é o único acordo internacional para diminuir a emissão de gases de efeito estufa.

E o Brasil? 

Na maioria dos países, as maiores emissões resultam da queima de combustíveis fósseis. No Brasil as maiores emissões são lideradas pela agropecuária (35%), seguidas por energia (32%). O desmatamento na Amazônia, que era a maior causa, caiu para o terceiro lugar.

O relatório de Avaliação Nacional do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, divulgado em 2013, afirma que um aquecimento contínuo também afetará o Brasil, com mudanças nos ciclos de chuva e a necessidade de medidas de prevenção e adaptação para inundações, deslizamentos e secas. 

Fonte: 

Guia do Estudante, ed. 19 - 1 S - 2014 - Ciências e Meio Ambiente

Compartilhar?

Comentários

Não existe nenhum comentário para esta aula até o momento!